De acordo com o pensamento do pesquisador e músico Eduardo Paiva, segundo ele:
“Talvez seja essa a grande facilidade que o computador traz ao músico: a possibilidade da experimentação sem a necessidade de imaginar o resultado final, pois tudo que é feito no computador pode ser reproduzido imediatamente. Essa capacidade do computador ser um imenso “simulador musical” era algo até agora inédito na música, e é aí que reside uma das maiores importâncias do computador com meio expressivo para o músico.”
O que o músico precisa é saber aliar, o nível teórico musical, o nível teórico de computação e a criação musical a essa nova interface, a esse novo código de acesso para sua arte se materializar.
Com a maior utilização dos computadores multimídia na vida cotidiana, também o campo de trabalho para o músico aumentou, além de atuar em estúdios de gravação, pode atuar também no setor de composição de trilhas para internet e cdroms.
Impactos do software livre na inclusão digital
Por Aline Batista Duraes
Os educadores nos seus mais diversos níveis são responsáveis pela disseminação do conhecimento, portanto, não podem estar presos a uma ou outra tecnologia ou mentalidade, permitindo assim, através da transmissão do seu conhecimento e experiência, que os alunos avaliem quais são as melhores alternativas para foco do seu aprendizado. Portanto, para um ensino mais efetivo, quanto mais acessível e utilizável for um software, mais fácil será a curva de aprendizado.