sábado, 8 de outubro de 2011

Alunas Brilhantes!!!

Parabéns alunas pela brilhante participação no 18º Concurso Nacional de Piano em Ituiutaba - MG!!



IASMIN CARNEIRO
LARA BORGES
VERENA TRINDADE - 3º lugar Turno Infantil

O que é o SCRIBUS

O Scribus é uma ferramenta de código livre de editoração gráfica, equivalente ao PageMaker e InDesign premiado na categoria paginação profissional para Linux, MacOS X, OS/2 e Windows com uma combinação de "press-ready", output e novas abordagens para paginação. Com ele podemos criar: jornais, revistas, documentos, desenhos e impressos em geral.
O Scribus precisa trabalhar com complementos. Logo que você abre o programa, ele pede que o Ghostscript seja instalado. Isto é necessário para que as impressões e outros recursos funcionem corretamente no seu computador.

Plano de aula

Ideias e sugestões sobre a melhor forma de fazer um plano de aula.

Dê sua contribuição!!!

PERFORMANCE MUSICAL



            O termo Performance musical pode ser definido como uma sequência de trabalho, estudo e dedicação por parte do instrumentista. Pode ser adquirida brilhantemente após cumprir com todas as etapas de aprender a tocar um instrumento musical e dominá-lo para poder mostrar a performance musical compreendida (revista ufal)


            O GEPEM – Grupo de Estudos em Performance Musical, foi criado em 2002 por iniciativa da Profa. Dra. Sonia Ray, sendo a maioria de seus membros docentes e alunos pesquisadores da Escola de Música e Artes Ciências da Universidade Federal de Goiás, apesar de agregar também pesquisadores de outras instituições com pesquisas na mesma área e em áreas afins.

Objetivos:
  • Identificar os elementos da performance musical e estudá-los via metodologias ativas;
  • Descobrir como se processa a construção do conhecimento musical e estudar aplicações deste na performance são alguns dos desafios da pesquisa na atualidade;
  • estimular estudos sobre performance musical.
No tocante a performance de maneira geral, o GEPEM desenvolve estudos sobre música que se propõem a estudar as seguintes questões: 1. Os processos cognitivos musicais e qual é a sua relação com a performance; 2. Como o estudo da performance musical pode ser otimizado; 3. As relações de Idiomatismo, composição e performance; 4. Como ampliar e diversificação a literatura brasileira; e 4. Possibilidades Interpretativas ampliadas através da análise musical.

Mais especificamente sobre o contrabaixo (instrumento principal da coordenadora), o GEPEM abriga projeto específico de coleta, classificação e análise do repertório brasileiro para o instrumento, bem como suas possibilidades de performance e aplicações pedagógicas

Arquivos para downloads (Formato Winzip-Word).

XIV Congresso da ANPPOM - Brasília – 2006
II ENECIM - Goiânia – 2006
ENCAM – Curitiba 2006


www.soniaray.com/gepem_perfil.php
No site YOUTUBE podemos encontrar este vídeo mostrando correta postura musical de um contrabaixista para melhorar sua performance.
À la Bottesini (perfect posture), Zbig Borowicz-double bass

" Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica"

Inicia-se  com a questão: "Para onde estamos caminhando no ensino?"

"Ensinar e aprender são os desafios maiores que enfrentamos em todas as épocas e particularmente agora em que estamos pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o da informação e do conhecimento".

Concordo com esta frase acreditando que ensinar e APRENDER realmente são nossos maiores desafios, com a tecnologia então, tudo é muito fácil de ser visto - principalmente o que é ruim. E nós professores - pais temos a tarefa de tentar mostrar para nossos alunos coisas legais.

Como professora de música essa parte do texto é o que realmente acredito que devo fazer com meus alunos: "Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que temos." (Masetto, Moran e Behrens)

Através da educação e disciplina musical devemos despertar em nossos alunos os valores que estão se perdendo nessa nova sociedade.