O termo Performance musical pode ser definido como uma sequência de trabalho, estudo e dedicação por parte do instrumentista. Pode ser adquirida brilhantemente após cumprir com todas as etapas de aprender a tocar um instrumento musical e dominá-lo para poder mostrar a performance musical compreendida (revista ufal)
O GEPEM – Grupo de Estudos em Performance Musical, foi criado em 2002 por iniciativa da Profa. Dra. Sonia Ray, sendo a maioria de seus membros docentes e alunos pesquisadores da Escola de Música e Artes Ciências da Universidade Federal de Goiás, apesar de agregar também pesquisadores de outras instituições com pesquisas na mesma área e em áreas afins.
Objetivos:
Objetivos:
- Identificar os elementos da performance musical e estudá-los via metodologias ativas;
- Descobrir como se processa a construção do conhecimento musical e estudar aplicações deste na performance são alguns dos desafios da pesquisa na atualidade;
- estimular estudos sobre performance musical.
No tocante a performance de maneira geral, o GEPEM desenvolve estudos sobre música que se propõem a estudar as seguintes questões: 1. Os processos cognitivos musicais e qual é a sua relação com a performance; 2. Como o estudo da performance musical pode ser otimizado; 3. As relações de Idiomatismo, composição e performance; 4. Como ampliar e diversificação a literatura brasileira; e 4. Possibilidades Interpretativas ampliadas através da análise musical.
Mais especificamente sobre o contrabaixo (instrumento principal da coordenadora), o GEPEM abriga projeto específico de coleta, classificação e análise do repertório brasileiro para o instrumento, bem como suas possibilidades de performance e aplicações pedagógicas
Mais especificamente sobre o contrabaixo (instrumento principal da coordenadora), o GEPEM abriga projeto específico de coleta, classificação e análise do repertório brasileiro para o instrumento, bem como suas possibilidades de performance e aplicações pedagógicas
Arquivos para downloads (Formato Winzip-Word).
XIV Congresso da ANPPOM - Brasília – 2006 | |
II ENECIM - Goiânia – 2006 | |
ENCAM – Curitiba 2006 |
www.soniaray.com/gepem_perfil.php
No site YOUTUBE podemos encontrar este vídeo mostrando correta postura musical de um contrabaixista para melhorar sua performance.
À la Bottesini (perfect posture), Zbig Borowicz-double bass
Nenhum comentário:
Postar um comentário