terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vídeo - História de meu município conforme atividade solicitada na disciplina de Tecnologias Contemporâneas na Escola (Unb)

https://www.youtube.com/watch?v=n0Lp2wZZjU0
Irei iniciar meu estágio supervisionado neste domingo dia 21/09 pela manhã conforme combinado com a coordenação da Escola Bíblica da Igreja Cristã Evangélica de Ceres-GO.
A pedido da nossa Supervisora de estágio da Unb essa questões foram colocadas para dialogar com os colegas de curso e estágio.
1) Para que ensinar o que estou propondo?
Para oferecer às crianças oportunidade de vivenciar a música com um novo olhar, instigando a curiosidade, despertando a sensibilidade e a percepção dos sons.

2) Como ensinar? (ex: processo de transmissão; imitativo; colaborativo, ensino em grupo, por meio de processos criativos; 
Através de processos de transmissão em rodas de conversas compartilhando o que cada um já tem adquirido em si mesmo; o processo imitativo é sempre muito utilizado para ensinar uma nova canção e/ou ritmo; colaborativo também, porque depois de imitado, transmitido fazemos rodas de conversas onde os próprios alunos dão sugestões, criam em cima do proposto.

3) Como meu aluno pode aprender? (ex: assimilação de conceitos; escrita musical, repetindo modelos; fazendo música - tocando, cantando; jogos e criações musicais; compreendendo as manifestações culturais, etc...)
Em meu planejamento constará de transmitir os conceitos musicais e fazer com que possam vivenciar e assimilar cada um desses conceitos; iniciar uma escrita musical através de símbolos e legendas; fazer música tocando e cantando utilizando jogos musicais.

4) Como avalio essas aprendizagens? (tarefas, resoluções de problemas,etc..)
As aprendizagens serão avaliadas de acordo com a participação de cada durante as aulas, interação com o grupo, realização das atividades, desenvolvimento ritmico, aprendizado das canções e provável apresentação.

5) Reflexão sobre o conteúdo estudado (foi selecionado e pensado de acordo com as necessidades do meu aluno?)
Com certeza o conteúdo está pensado de acordo com as necessidades dos alunos, da proposta com a Escola Bíblica.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Projeto de estagio 4 - Curso Licenciatura em Música (Unb)

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 3
PROFESSORA AUTORA E SUPERVISORA: DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
PROFESSORA TUTORA: JORDANNA VIEIRA DUARTE
ALUNA: FLÁVIA ROSA CARNEIRO DE FREITAS
MATRÍCULA: 11/0044746


PROJETO DE ESTÁGIO - 1
INTRODUÇÃO:
            Durante essas três semanas, tivemos a fase de escolha do local do estágio. Definição de turmas, faixa etária, temas e dia e horário para realização do estágio. Meu estágio será realizado na Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Evangélica de Ceres, a sala será composta entre 15 a 20 alunos na faixa etária de 7 a 11 anos. Será aos domingos, horário normal de frequência para a escola bíblica dominical das 9h às 11h, na sala de aula da Igreja, ambiente que as crianças já estão familiarizadas.
            Na observação – Inicialmente a professora encaminha os alunos para a sala, que são divididos por turma de acordo com a faixa etária, chegando na sala, os alunos acomodam-se em cadeiras e a professora ou um aluno faz a oração inicial. Em seguida, são cantados alguns cânticos de louvor já relacionados à lição bíblica do dia. Depois faz a leitura do versículo que é o tema da lição, o qual é denominado Versículo Chave. Após a leitura do versículo tem-se a lição bíblica onde a professora utiliza ilustrações, fantoches e outros materiais necessários para envolver os alunos. Realizam também atividades escritas relacionadas à lição: desenho, colagem, pinturas... Depois a professora propõe uma atividade dinâmica para revisão dos pontos da lição. Encerram com uma oração final.

1.    TEMA DO MÓDULO - Mi – Música na Igreja
2.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Canto coral e instrumentos de percussão.
3.    REPERTÓRIO - Será definido juntamente com a coordenadora da escola Bíblica Dominical da Igreja.
4.    OBJETIVOS
Identificar os elementos que compõem uma música
Desenvolver formas ritmicas em grupo
Solfejo e exercícios vocais
Definir técnica e material a ser utilizado
Desenvolver conceitos sobre as propriedades do som.
Definir papel de cada integrante so grupo

5.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto será desenvolvido com base em atividades de Composição e Diversidade Musical (modelo T (E) C L (A) Swanwick), Explorando Materiais Sonoros (Beineke e Dalcroze), Instrumentos Musicais.

6.   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2003.
SWANWICK, Keith. Permanecendo fiel a música na educação infantil. II Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre/RS Maio, 1993.
BEINEKE, Viviane. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na Educação Básica. Porto Alegre, v. 3, n. 3, setembro de 2011.
DUTOIT-CARLIER, Claire-Lise. Jacques Dalcroze: créateur de la Rythmique In MARTIN, Frank ET AL. Émile Jacques-Dalcroze: L´Homme, Le Compositeur, Le Créateur de la Rythmique. Suiça: La Baconnière, 1965.