UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA
CURSO:
LICENCIATURA EM MÚSICA
DISCIPLINA:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 3
PROFESSORA
AUTORA E SUPERVISORA: DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
PROFESSORA
TUTORA: JORDANNA VIEIRA DUARTE
ALUNA:
FLÁVIA ROSA CARNEIRO DE FREITAS
MATRÍCULA:
11/0044746
PROJETO DE ESTÁGIO - 1
INTRODUÇÃO:
Durante essas três semanas, tivemos
a fase de escolha do local do estágio. Definição de turmas, faixa etária, temas
e dia e horário para realização do estágio. Meu estágio será realizado na
Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Evangélica de Ceres, a sala será
composta entre 15 a 20 alunos na faixa etária de 7 a 11 anos. Será aos domingos,
horário normal de frequência para a escola bíblica dominical das 9h às 11h, na
sala de aula da Igreja, ambiente que as crianças já estão familiarizadas.
Na observação – Inicialmente a
professora encaminha os alunos para a sala, que são divididos por turma de
acordo com a faixa etária, chegando na sala, os alunos acomodam-se em cadeiras
e a professora ou um aluno faz a oração inicial. Em seguida, são cantados
alguns cânticos de louvor já relacionados à lição bíblica do dia. Depois faz a
leitura do versículo que é o tema da lição, o qual é denominado Versículo
Chave. Após a leitura do versículo tem-se a lição bíblica onde a professora
utiliza ilustrações, fantoches e outros materiais necessários para envolver os
alunos. Realizam também atividades escritas relacionadas à lição: desenho,
colagem, pinturas... Depois a professora propõe uma atividade dinâmica para
revisão dos pontos da lição. Encerram com uma oração final.
1. TEMA DO MÓDULO - Mi – Música na Igreja
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Canto coral e instrumentos
de percussão.
3. REPERTÓRIO - Será definido juntamente
com a coordenadora da escola Bíblica Dominical da Igreja.
4. OBJETIVOS
Identificar os elementos que compõem uma música
Desenvolver formas ritmicas em
grupo
Solfejo e exercícios vocais
Definir técnica e material a ser
utilizado
Desenvolver conceitos sobre as
propriedades do som.
Definir papel de cada integrante
so grupo
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto será desenvolvido com base em atividades de Composição
e Diversidade Musical (modelo T (E) C L (A) Swanwick), Explorando Materiais
Sonoros (Beineke e Dalcroze), Instrumentos Musicais.
6.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Rio de Janeiro: Editora
Moderna, 2003.
SWANWICK, Keith. Permanecendo fiel a música
na educação infantil. II Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre/RS Maio,
1993.
BEINEKE, Viviane. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na Educação Básica. Porto Alegre,
v. 3, n. 3, setembro de 2011.
DUTOIT-CARLIER,
Claire-Lise. Jacques Dalcroze: créateur de la Rythmique In MARTIN, Frank ET AL.
Émile Jacques-Dalcroze:
L´Homme, Le Compositeur, Le Créateur de la Rythmique. Suiça: La Baconnière,
1965.
Nenhum comentário:
Postar um comentário