segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Projeto de estagio 4 - Curso Licenciatura em Música (Unb)

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 3
PROFESSORA AUTORA E SUPERVISORA: DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
PROFESSORA TUTORA: JORDANNA VIEIRA DUARTE
ALUNA: FLÁVIA ROSA CARNEIRO DE FREITAS
MATRÍCULA: 11/0044746


PROJETO DE ESTÁGIO - 1
INTRODUÇÃO:
            Durante essas três semanas, tivemos a fase de escolha do local do estágio. Definição de turmas, faixa etária, temas e dia e horário para realização do estágio. Meu estágio será realizado na Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Evangélica de Ceres, a sala será composta entre 15 a 20 alunos na faixa etária de 7 a 11 anos. Será aos domingos, horário normal de frequência para a escola bíblica dominical das 9h às 11h, na sala de aula da Igreja, ambiente que as crianças já estão familiarizadas.
            Na observação – Inicialmente a professora encaminha os alunos para a sala, que são divididos por turma de acordo com a faixa etária, chegando na sala, os alunos acomodam-se em cadeiras e a professora ou um aluno faz a oração inicial. Em seguida, são cantados alguns cânticos de louvor já relacionados à lição bíblica do dia. Depois faz a leitura do versículo que é o tema da lição, o qual é denominado Versículo Chave. Após a leitura do versículo tem-se a lição bíblica onde a professora utiliza ilustrações, fantoches e outros materiais necessários para envolver os alunos. Realizam também atividades escritas relacionadas à lição: desenho, colagem, pinturas... Depois a professora propõe uma atividade dinâmica para revisão dos pontos da lição. Encerram com uma oração final.

1.    TEMA DO MÓDULO - Mi – Música na Igreja
2.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Canto coral e instrumentos de percussão.
3.    REPERTÓRIO - Será definido juntamente com a coordenadora da escola Bíblica Dominical da Igreja.
4.    OBJETIVOS
Identificar os elementos que compõem uma música
Desenvolver formas ritmicas em grupo
Solfejo e exercícios vocais
Definir técnica e material a ser utilizado
Desenvolver conceitos sobre as propriedades do som.
Definir papel de cada integrante so grupo

5.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto será desenvolvido com base em atividades de Composição e Diversidade Musical (modelo T (E) C L (A) Swanwick), Explorando Materiais Sonoros (Beineke e Dalcroze), Instrumentos Musicais.

6.   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2003.
SWANWICK, Keith. Permanecendo fiel a música na educação infantil. II Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre/RS Maio, 1993.
BEINEKE, Viviane. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na Educação Básica. Porto Alegre, v. 3, n. 3, setembro de 2011.
DUTOIT-CARLIER, Claire-Lise. Jacques Dalcroze: créateur de la Rythmique In MARTIN, Frank ET AL. Émile Jacques-Dalcroze: L´Homme, Le Compositeur, Le Créateur de la Rythmique. Suiça: La Baconnière, 1965.



Nenhum comentário:

Postar um comentário