Estou trabalhando as duas aulas com a mesma turma, aos domingos durante o horário da escola bíblica, onde fico até mais tarde com as crianças para compensar os horários.
Sempre começamos com exercícios de relaxamento, respiração até que todas as crianças vão chegando e se acomodando e nos preparando, preparando o corpo para a aula começar.
São exercícios iniciais de atenção para firmar os nomes e acompanhados com palmas para desenvolver o ritmo (técnica muito utilizada pelo grupo Barbatuques para desenvolver corpo, voz e movimento); Canções de Thelma Chan (regente e compositora que tem como parâmetros Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda) para trabalhar respiração, fortalecimento dos lábios que propiciam um melhor desenvolvimento da voz falada e cantada; e uma outra canção que alia canto e movimento coltado para noção espacial e coordenação.
Nesta aula, após todos as revisões práticas e dos movimentos realizados falei sobre as propriedades do som: ALTURA, DURAÇÃO E INTENSIDADE, para cada propriedade desenvolvemos atividades práticas: cantando agudo e grave - dando oportunidade para que cada um fosse à frente para "reger" a intensidade do grupo - forte e fraco - e através de exercícios com papel de folha sulfite A4 representando as durações do som, fizemos pequenos exercícios até chegar a composição da parlenda "A galinha do vizinho", também utilizando instrumentos de percussão para execução dos sons longos e curtos.
Todos tem participado ativamente, principalmente quando mostro algum instrumento, como foi nesta aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário