quarta-feira, 12 de novembro de 2014






Prezados amigos,
Continuo realizando o trabalho de estágio pela Unb para conclusão do meu curso de licenciatura em Música!!!

Estamos trabalhando com a musicalização infantil para as crianças da Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã, as quais tem participado ativamente de todas as aulas.
Realizamos atividades, sempre práticas, demonstrando os conceitos do som e suas qualidades: Altura, Duração, Intensidade. 
As atividades foram: exercício com tampinhas de refrigerante e palitos de picolé para trabalhar altura - som agudo a tampinha colocada acima do palito, som grave a tampinha deveria ser colocada abaixo do palito, assim fizemos em várias sequencias.
também para desenvolver a percepção de altura fizemos a brincadeira de VIVO ou MORTO - som agudo (VIVO) e som grave (MORTO).
Em um segundo momento fizemos uma prática de conjunto - bandinha ritmica - com a música Marcha Soldado utilizando os instrumentos: tambor - clavas - pratos. Primeiro expliquei para todos os alunos como iríamos realizar cada ritmo com cada instrumento contando os tempos, apresentando o compasso binário e somente em um terceiro momento dividimos em pequenos grupos, de acordo com a quantidade de instrumentos para execução com a música cantada.
Também foi oferecida a oportunidade para que todos pudessem trocar de instrumento, ou seja, todos tocarem todos os instrumentos nas diferentes pulsações dadas.

Espero com minhas atividades desenvolvidas poder compartilhar ideias com os colegas.

Flávia

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estágio 4

Estou trabalhando as duas aulas com a mesma turma, aos domingos durante o horário da escola bíblica, onde fico até mais tarde com as crianças para compensar os horários.
Sempre começamos com exercícios de relaxamento, respiração até que todas as crianças vão chegando e se acomodando e nos preparando, preparando o corpo para a aula começar.
São exercícios iniciais de atenção para firmar os nomes e acompanhados com palmas para desenvolver o ritmo (técnica muito utilizada pelo grupo Barbatuques para desenvolver corpo, voz e movimento); Canções de Thelma Chan (regente e compositora que tem como parâmetros Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda) para trabalhar respiração, fortalecimento dos lábios que propiciam um melhor desenvolvimento da voz falada e cantada; e uma outra canção que alia canto e movimento coltado para noção espacial e coordenação.
Nesta aula, após todos as revisões práticas e dos movimentos realizados falei sobre as propriedades do som: ALTURA, DURAÇÃO E INTENSIDADE, para cada propriedade desenvolvemos atividades práticas: cantando agudo e grave - dando oportunidade para que cada um fosse à frente para "reger" a intensidade do grupo - forte e fraco - e através de exercícios com papel de folha sulfite A4 representando as durações do som, fizemos pequenos exercícios até chegar a composição da parlenda "A galinha do vizinho", também utilizando instrumentos de percussão para execução dos sons longos e curtos.
Todos tem participado ativamente, principalmente quando mostro algum instrumento, como foi nesta aula.

domingo, 5 de outubro de 2014






Hoje enfim consegui ministrar a aula por completo!!!
Iniciamos com um Jogo ritmico para apresentação em forma de círculo.
Realizamos exercícios de respiração, exercícios para musculatura facial.
Em seguida ensinei-os a canção "Brincando" de Thelma Chan para utulizar os exercícios feitos associados a canção.
Depois trabalhamos uma outra canção chamada "Gosto de você" que trabalha coordenação , lateralidade associada ao canto (direita, esquerda, frente, trás) com andamentos variados.
E por último outra canção "Pra brincar de cantar" de Thelma Chan com percussão corporal e aproveitei para estimular a percepção auditiva pedindo que cada um fosse a frente para realizar algum dos movimentos trabalhados na canção para que os colegas pudessem reconhecer o som. Por exemplo: palmas, bater os pés no chão, mãos nas coxas, batidas nas bochechas, batidas na barriga, estalo de dedos.
As crianças participaram ativamente da aula.
As professoras pediram que já idealizasse algo para que pudessem apresentar na Igreja em nosso último encontro.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Estágio - semana 2

Esta semana foi minha segunda visita a Escola Bíblica Dominical onde estou realizando meu estágio do Curso de Licenciatura em Música pela Unb.
Meu objetivo é compartilhar com as crianças desta escola uma introdução à musicalização Infamtil de forma prazerosa e divertida e quem sabe despertar o gosto por aprender a tocar um instrumento musical e a participar de grupos de música dentro da Igreja.
Nesta segunda semana não pude realizar minha aula conforme planejado pois a Igreja estava com uma comemoração especial sobre MISSÕES, com visitantes de outras cidades e estados.
Foi uma aula que fiquei como ouvinte, observadora mas, muito atenta à forma como alguns professores atuam e fiquei muito decepcionada e triste porque achei uma maneira muito tradicional e as crianças não "curtiram" muito.
Espero atuar de forma mais dinâmica e participativa.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vídeo - História de meu município conforme atividade solicitada na disciplina de Tecnologias Contemporâneas na Escola (Unb)

https://www.youtube.com/watch?v=n0Lp2wZZjU0
Irei iniciar meu estágio supervisionado neste domingo dia 21/09 pela manhã conforme combinado com a coordenação da Escola Bíblica da Igreja Cristã Evangélica de Ceres-GO.
A pedido da nossa Supervisora de estágio da Unb essa questões foram colocadas para dialogar com os colegas de curso e estágio.
1) Para que ensinar o que estou propondo?
Para oferecer às crianças oportunidade de vivenciar a música com um novo olhar, instigando a curiosidade, despertando a sensibilidade e a percepção dos sons.

2) Como ensinar? (ex: processo de transmissão; imitativo; colaborativo, ensino em grupo, por meio de processos criativos; 
Através de processos de transmissão em rodas de conversas compartilhando o que cada um já tem adquirido em si mesmo; o processo imitativo é sempre muito utilizado para ensinar uma nova canção e/ou ritmo; colaborativo também, porque depois de imitado, transmitido fazemos rodas de conversas onde os próprios alunos dão sugestões, criam em cima do proposto.

3) Como meu aluno pode aprender? (ex: assimilação de conceitos; escrita musical, repetindo modelos; fazendo música - tocando, cantando; jogos e criações musicais; compreendendo as manifestações culturais, etc...)
Em meu planejamento constará de transmitir os conceitos musicais e fazer com que possam vivenciar e assimilar cada um desses conceitos; iniciar uma escrita musical através de símbolos e legendas; fazer música tocando e cantando utilizando jogos musicais.

4) Como avalio essas aprendizagens? (tarefas, resoluções de problemas,etc..)
As aprendizagens serão avaliadas de acordo com a participação de cada durante as aulas, interação com o grupo, realização das atividades, desenvolvimento ritmico, aprendizado das canções e provável apresentação.

5) Reflexão sobre o conteúdo estudado (foi selecionado e pensado de acordo com as necessidades do meu aluno?)
Com certeza o conteúdo está pensado de acordo com as necessidades dos alunos, da proposta com a Escola Bíblica.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Projeto de estagio 4 - Curso Licenciatura em Música (Unb)

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 3
PROFESSORA AUTORA E SUPERVISORA: DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
PROFESSORA TUTORA: JORDANNA VIEIRA DUARTE
ALUNA: FLÁVIA ROSA CARNEIRO DE FREITAS
MATRÍCULA: 11/0044746


PROJETO DE ESTÁGIO - 1
INTRODUÇÃO:
            Durante essas três semanas, tivemos a fase de escolha do local do estágio. Definição de turmas, faixa etária, temas e dia e horário para realização do estágio. Meu estágio será realizado na Escola Bíblica Dominical da Igreja Cristã Evangélica de Ceres, a sala será composta entre 15 a 20 alunos na faixa etária de 7 a 11 anos. Será aos domingos, horário normal de frequência para a escola bíblica dominical das 9h às 11h, na sala de aula da Igreja, ambiente que as crianças já estão familiarizadas.
            Na observação – Inicialmente a professora encaminha os alunos para a sala, que são divididos por turma de acordo com a faixa etária, chegando na sala, os alunos acomodam-se em cadeiras e a professora ou um aluno faz a oração inicial. Em seguida, são cantados alguns cânticos de louvor já relacionados à lição bíblica do dia. Depois faz a leitura do versículo que é o tema da lição, o qual é denominado Versículo Chave. Após a leitura do versículo tem-se a lição bíblica onde a professora utiliza ilustrações, fantoches e outros materiais necessários para envolver os alunos. Realizam também atividades escritas relacionadas à lição: desenho, colagem, pinturas... Depois a professora propõe uma atividade dinâmica para revisão dos pontos da lição. Encerram com uma oração final.

1.    TEMA DO MÓDULO - Mi – Música na Igreja
2.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Canto coral e instrumentos de percussão.
3.    REPERTÓRIO - Será definido juntamente com a coordenadora da escola Bíblica Dominical da Igreja.
4.    OBJETIVOS
Identificar os elementos que compõem uma música
Desenvolver formas ritmicas em grupo
Solfejo e exercícios vocais
Definir técnica e material a ser utilizado
Desenvolver conceitos sobre as propriedades do som.
Definir papel de cada integrante so grupo

5.    FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este projeto será desenvolvido com base em atividades de Composição e Diversidade Musical (modelo T (E) C L (A) Swanwick), Explorando Materiais Sonoros (Beineke e Dalcroze), Instrumentos Musicais.

6.   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2003.
SWANWICK, Keith. Permanecendo fiel a música na educação infantil. II Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre/RS Maio, 1993.
BEINEKE, Viviane. Música, jogo e poesia na educação musical escolar. Música na Educação Básica. Porto Alegre, v. 3, n. 3, setembro de 2011.
DUTOIT-CARLIER, Claire-Lise. Jacques Dalcroze: créateur de la Rythmique In MARTIN, Frank ET AL. Émile Jacques-Dalcroze: L´Homme, Le Compositeur, Le Créateur de la Rythmique. Suiça: La Baconnière, 1965.